♥ Dicas para conservar os seus livros ♥

Oiiee
Tudo bem com vocês?!
Então se você gosta de livros(assim como eu), você vai adorar esse post, separei algumas dicas para vocês conservarem os livros de vocês em bom estado, e cá entre nos, preciso usar essas dicas nos meus também.
Mas vamos lá.


. Excesso de livros não! Os livros pesam, então tenha um pouco mais de atenção quanto a espessura das prateleiras, e o quanto realmente elas aguentam. E mantenham-os na vertical. O peso de um livro em cima do outro danifica o miolo e a lombada. Também evite "espremer" os livros na prateleira, e para isso deixe sempre um espaço entre eles para a retirada ser delicadamente.

. Nunca guarde os livros em sacos plásticos, isso impede a respiração adequada do papel. Use uma flanela seca para limpa-los individualmente. Não use o espanador, ele apenas vai espalhar ainda mais a sujeira. E pelo menos uma vez no ano, escove eles com uma escova grande de cerdas macias.

. Não abra os livros por completo, tenha sempre um limite, ou então o limite do livro e sempre a menos. Alimentos, saliva, respingos, suor das mãos isso tudo danifica as páginas. E faz com que as folhas amareladas se despedacem.

. Deixe um espaço entre a estante e as paredes, pois as paredes transmitem umidade. E elas devem ser arejadas, se for uma estante fechada ela deve ser aberta regularmente. Mas para ajudar na conservação, prefira as estantes de metal.

. A exposição ao sol deixa as capas e as lombadas tortas. E não use clipes como marcador, a oxidação do metal estraga o papel. Se eles estiverem em uma estante de madeira, opte por revesti-la com um vidro e não use tintas a base de óleo.

. Para retirar o livro, o ideal é empurrar o volume dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. O papel pardo transmite o seu teor ácido para os materiais.

. Se não for possível deixa-los na vertical, coloque-os na horizontal mas sem ultrapassar mais de 4 volumes. Isso porque a grossura de uma livro é diferenciada de outros. E sempre lave as mãos antes de folhear um livro.

. As mãos engorduradas contribuem ainda mais para a decomposição dos papeis. E sempre evite umedecer as pontas dos dedos com saliva. Não utilize fitas adesivas, cola branca, fitas crepes etc. Esses materiais possuem alta acidez.

 ♥♥♥♥♥♥♥

Espero que tenham gostado.
Deixem nos comentários as dicas que vocês também usam.

Fiquem com Deus.

"Baixem sobre mim as tuas misericórdias para que eu viva."
Salmos 119:77.

Comentários